Em seu mais recente projeto, o escritório iraniano Sstudiomm explora o potencial que o tijolo pode oferecer através da arquitetura paramétrica. Em vez de depender apenas de componentes únicos pré-fabricados, o escritório trabalha as possibilidades de um material produzido em massa - o tijolo e diferentes formas de assentá-lo. A abordagem do escritório é bastante lo-fi, isto é, cria uma parede paramétrica de tijolos usando apenas métodos tradicionais de construção e um pouco de engenhosidade.
O Irá tem uma longa tradição com em construção com tijolos, já que a argila e o cal estão entre os materiais mais acessíveis do país. Construções vernaculares são geralmente erguidas sobre paredes maciças de tijolos e mesmo os monumentos são construídos com este material e revestidos com gesso ou ladrilhos. No entanto, com a tecnologia da modelagem 3D, o Sstudiomm oferece novas alternativas para gerar sofisticados padrões com tijolos, tornando acessíveis à população os característicos ornamentos da arquitetura iraniana.
Como exemplificado pela fachada de um bloco residencial em Damavand, faz-se uso da técnica do estêncil para assentar os tijolos em um padrão geométrico. Esta técnica construtiva não é novidade, no entanto, com projetos como este o Sstudiomm prova que a tecnologia digital pode abrir novos campos para a indústria da construção que ainda depende apenas de métodos tradicionais.
O Sstudiomm prova que o estêncil pode oferecer uma solução de baixo custo para a construção de paredes paramétricas. Foram desenvolvidos vários padrões usando um código no Grasshopper que rotacionava os blocos entre 9° e 27°, dependendo da posição no conjunto. Além do estêncil cortado a laser, a construção não requer alta tecnologia e depende basicamente de recursos e técnicas locais.
Como resultado da construção manual, a parede concluída difere dos desenhos iniciais, mas esta falta de precisão é incorporada como valor estético em função do método desenvolvido e empregado.
Arquitetos: Sstudiomm
Cliente: Z. Jabarpour + R. Naghavi
Localização: Damavand, Irã
Construção: Behesht construction co. + sstudiomm
Gestão de obra: Sadegh Naghavi@ Behesht co.
Fotografias: Cortesia de Sstudiomm